obituário

Morreu o aposentado Euclides Pedroso da Rosa

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal/

Euclides Pedroso da Rosa, 63 anos, nasceu em Santa Maria e foi criado em uma família numerosa, com 10 irmãos.

No Coração do Rio Grande, o santa-mariense conheceu a dona de casa Hilda Borin da Rosa, com quem teve as filhas Elizandra, 42 anos, Elizangela 34, Elidiane, 31, e Eliângela, 22. Delas, ganhou três netos, Guilherme, Gabriel e João Pedro, além de outro que está para nascer.

Euclides, conhecido também como Kico, por muitos anos, trabalhou em um posto de gasolina, mas já era aposentado.

Apaixonado pelo tradicionalismo gaúcho, ele foi um dos fundadores do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Ronda de Tropa e utilizava o tempo disponível para participar das atividades da entidade. Além disso, conforme conta a Elizandra, ele gostava de desfilar nas comemorações de 20 de setembro. Para ela, fica a saudade e o exemplo de um pai dedicado à família:

- O pai adorava cozinhar. Essa era a maneira de ele reunir as filhas, genros e netos em casa. Meu pai foi um exemplo de garra e honestidade.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal

Ainda conforme a filha, amigos e conhecidos tinham muito carinho pelo aposentado, que também valorizava o relacionamento com todos.

O sobrinho Nelson Fabricio da Rosa Dutra comenta que Euclides era a estampa do homem do campo e a personificação do gaúcho. Com ele, aprendeu a trabalhar nas lidas campeiras:

- Euclides era meu tio e padrinho. Desde a minha infância, fomos muito próximos. Ele me ensinou a trabalhar com cavalos e outros animais. Com ele, também aprendi a fazer cercas e galpões, além de outros serviços.

O agricultor Jorge Alci Camargo foi amigo de Kico durante anos. Eles eram grandes parceiros nas atividades do CTG Ronda de Tropa.

- O Kico foi o meu braço direito nas demandas da entidade. Ele dava o sangue pelo CTG e se destacava pela postura honesta - lembra Camargo.

Euclides Pedroso da Rosa morreu em 2 de agosto de 2019, vítima de um ataque cardíaco. Ele foi sepultado no dia seguinte, no cemitério de Água Negra.

Falecimentos em Santa Maria e região

Funerária Cauzzo

1/10

  • Ari Bolzan, aos 72 anos, sepultado no Cemitério Santa Rita 
  • Geny Therezinha Teixeira da Cruz, aos 81 anos, sepultada no Cemitério Municipal de Dilermando de Aguiar

2/10

  • Volnei Bueno Kanopf, aos 69 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu o médico Nelson Bortolotto

Próximo

Morreu o médico Neucyr Estevam Peralta de Andrade